top of page

Barra do Jacaré

História

O Município de Barra do Jacaré, tem em sua remota história iniciada no de 1881, quando se estabeleceu na região o Senhor José Pedro Lopes e Família, procedentes do Estado de Minas Gerais. Barra do Jacaré devido ao topônimo de origem geográfica em referência ao Rio Jacaré, que deságua no Rio das Cinza, onde forma uma Barra, mais o município já teve outras denominações como de Fazenda Dourado e Água do Barreiro. Em 1904 havia muitos embates políticos e pessoais pela disputa de terras entre posseiros e latifundiários pois havia uma abundância de terras devolutas, sendo então designado o Coronel Joaquim Batista, notável figura pública da época para resolver as questões de pendência territoriais de uma área que abrangia os municípios de Jacarezinho e Itambaracá, denominada esta na época de Jaborandi, passando pela região de Barra do Jacaré, denominado na época de Fazenda Dourado. Os resultados obtidos pelo trabalho do Coronel não foram satisfatórios. Somente no ano de 1922 é que a situação chegou a uma solução satisfatória, quando finalmente os direitos de posse de terras dos Colonos foram reconhecidas e suas documentações regularizadas. A partir de 1936 o pequeno povoado firmou-se construindo-se uma capela em terreno doado por Jacinto Cândido Lopes, filho do pioneiro José Pedro Lopes. Em 1951 através da Lei Estadual nº. 790 de 14/11/1951, o povoado foi elevado a categoria de Distrito Administrativo em território do município de Jacarezinho. Em 1964 a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, através do Projeto de Lei nº. 397/1992 de autoria do Deputado Estadual Miguel Dinizo, (conhecido por Dr. Miguel e ex-Prefeito Municipal de Cambará), aprovou em 16 de janeiro de 1963, a criação do Município de Barra do Jacaré, desmembrado do município de Jacarezinho, mantendo-se as mesmas divisas do antes denominado Distrito Administrativo de Barra do Jacaré.

No ano seguinte, no dia 24 de janeiro de 1964, o Governador do Estado do Paraná, Ney Braga sancionou a Lei Estadual nº. 4.810, de 24 de janeiro de 1964, criando o Município de Barra do Jacaré e instalado naquele mesmo ano, no dia 19 de dezembro de 1964, passando a pertencer à Comarca de Jacarezinho até 1991, quando então passou a pertencer à Comarca de Andirá.

No dia 6 de dezembro de 1964, inicia as primeiras eleições municipais de Barra do Jacaré.

 

Pontos Turísticos

Igreja Nossa Senhora Aparecida

 

Outros Dados

Fonte de Economia: Agropecuária: No município de Barra do Jacaré estão devidamente registradas 693 propriedades rurais com predominância dos minifúndios ou pequenos proprietários. A soja, o trigo, o algodão, o milho e a alfafa são os produtos cultivados nestas propriedades. A pecuária é desenvolvida em pequena escala, de acordo com as dimensões das propriedades rurais e localidades. O rebanho bovino e suíno é predominante no município. A partir do ano 2000, a avicultura tem sido o grande destaque do município, gerando emprego e aumentando consideravelmente a renda do município, que contava, no ano de 2005, com 29 aviários produzindo em torno de 5.000.000 aves por ano, em parceria com a Seara Alimentos, diversificando desta forma as atividades nas propriedades rurais.

Indústria: O município conta somente com quatro indústrias, o que representa 2% das atividades econômicas:  • Empresa Móveis Secco (Indústria e Comércio), situada na Rodovia Estadual PR – 092 Dr. Alicio Dias dos Reis, na altura do Km 360, possui uma área de 10.000 metros quadrados. A empresa foi fundada em 1995, com uma produção de aproximadamente 300 jogos de mesa ao mês, atendendo toda a região do norte do Paraná, sul de São Paulo e o litoral paranaense. A empresa emprega 23 funcionários. • Fábrica de Bambu Ana Clara que conta com, aproximadamente, oito funcionários realizando trabalhos com artefatos de bambu. • Fábrica Espectos Nequinha que em parceria com a ADIPAR (Associação de Desenvolvimento Industrial Informal do Paraná), conta com aproximadamente 12 funcionários realizando trabalhos com artefatos de bambu. • Indústria e Comércio de Cadeiras e Móveis Tubulares, instalada em janeiro de 2005, na Rodovia Estadual PR -092, Dr. Alicio Dias dos Reis, PR-092, na altura Km 360, trabalha com artefatos tubulares.

Comércio e Serviços: O comércio é essencialmente varejista, provendo a população dos produtos necessários à sua subsistência. Estão registrados 26 estabelecimentos, além de outros 12, voltados à prestação de serviços. Para o armazenamento de cereais, o município conta com a Cooperativa Integrada. Na área financeira há uma agência do Banco Cooperativo Sicredi Sociedade Anônima e entrepostos da Caixa Econômica Federal e do Banco Bradesco.

Encontro da Terceira Idade: Não Informado.

Vista Aérea Barra do Jacaré

Vista Aérea Barra do Jacaré

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Imagem de Satélite Barra do Jacaré

Imagem de Satélite Barra do Jacaré

Prato Típico

© 2015 por Sabores do Norte Pioneiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page