top of page

Municípios

História do Norte Pioneiro

O norte paranaense passou por um processo muito rápido de ocupação. Devido a expansão da cafeicultura, essas terras, desde o século XIX, já chamavam a atenção de plantadores de café paulistas e mineiros como favoráveis ao cultivo. Ele foi dividido em três partes: Norte Velho, Norte Novo e Norte Novíssimo. Essa divisão foi feita segundo a época e a origem da respectiva colonização.

No final do século XIX, dado o isolamento, as plantações de café se expandiram de modo lento e espontâneo para o norte velho ou norte pioneiro, quando novos agricultores paulistas e mineiros tomaram conhecimento das riquezas ainda não exploradas.No século XX, começa a expansão do Norte Velho entre os rios Paranapanema e Tibaji.

Diante a tal situação, as lavouras de café atingiram primeiramente o norte velho de Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Tomazina, Venceslau Braz, entre outras do norte pioneiro, posteriormente o norte novo e por final o norte novíssimo.

Geralmente os colonos das grandes fazendas de café, tanto paulistas como paranaenses, eram caboclos japoneses ou italianos.

Pico Agudo

O ponto turístico de Japira é o Pico Agudo. Com 500 degrais em uma longa subida íngrime, a vista lá de cima com certeza vai te encantar. É recomendado levar água e usar roupas específicas para caminhada, além da coragem.

 

Um dos pontos turísticos de Tomazina é o Parque das Corredeiras, o lugar perfeito para quem quer praticar espotes como caiaque e para se banhar. O lugar também possui uma lanchonete.

Parque das Corredeiras

Pontos Turísticos

© 2015 por Sabores do Norte Pioneiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page