top of page

Curiúva

História

O termo Curiúva origina-se do tupi-guarani e denomina uma variedade de pinheiro, que existia fartamente na região, ao tempo da colonização do município.

As explorações que fizeram em meados do século XIX, objetivando abrir picadas sertão adentro, na região dos vales dos rios Tibagi e Paranapanema, são as primeiras notícias que a história registra sobre a movimentação atual do município de Curiúva. Nesta ocasião, a mando de João da Silva Machado, o futuro Barão de Antonina, o sertanista Joaquim Francisco Lopes penetrou na indevassável floresta tropical, cortando as Serras do Facão e Caeté. A antiga picada que ligava os Campos Gerais à antiga Colônia Militar de Jataí se transformou em estrada, sendo que numerosas caravanas se deslocavam permanentemete em sentido contrário.

Os primeiros moradores do lugar foram Fortunato Rodrigues Jardim e Antonio Cunha, que tinham grande área de terras na região. Muitos dos viajantes, passando pelo pequeno povoado que se formara acabaram gostando do lugar e ficando, passando a compor uma novo tipo de vida naquelas paragens de clima bom e terra fértil. A primitiva denominação de Curiúva foi Caetê, numa referência à serra homônima e que na língua tupi siginfica "mata virgem", Com esta denominação o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Policial no ano de 1912, através do Decreto-Lei nº 985, integrando o território do município de São Jerônimo da Serra. Pelo decreto-lei nº 199 de 30 de dezembro de 1943, retificado pelo decreto-lei nº 311 de 26 de fevereiro de 1945, o Distrito de Caetê passa a compor os municípios de Araiporanga (São Jerônimo) e Congonhinhas, sendo que a partir desta época passa a ter a denominação de Curiúva.

Em 10 de outubro de 1947, pela Lei Estadual nº 02, sancionada pelo governador Moisés Lupion, foi criado o município de Curiúva, que foi devidamente instalado em 26 de outubro de 1947, com a posse do senhor Luíz Lemos, como primeiro prefeito municipal nomeado. Em 1951, é criado o Distrito de Sapopema, sendo que em 1960 é desmembrado de Curiúva para tornar-se município. Em 1983, Curiúva perde mais uma parte de seu território, para a criação do município de Figueira. Atualmente, Alecrim é o único Distrito Administrativo.

 

Pontos Turísticos

Paróquia do Divino Espírito Santo

 

Outros dados

Fonte de Economia: Não informado

Encontro da Terceira Idade: Não informado

Vista Aére de Curiúva

Vista Aére de Curiúva

Paróquia do Divino Espírito Santo

Paróquia do Divino Espírito Santo

Imagem de Satélite

Imagem de Satélite

Prato Típico

© 2015 por Sabores do Norte Pioneiro. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page